Pesquisar neste blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Biografia: A vida e a obra de Paulo Coelho

 Biografia: A vida e a obra de Paulo Coelho




No Caminho de Santiago, Espanha
Paulo Coelho mudou de vida quando percorreu pela primeira vez o Caminho de Santiago, na Espanha, em 1986. Antes disso, viveu como hippie, viajou pelo mundo, internou-se por imposição dos pais numa clínica psiquiátrica, flertou com a magia negra, virou roqueiro, produziu frases rebeldes em parceria com Raul Seixas, conheceu os porões da ditadura, foi preso e torturado durante o regime militar.

A experiência na Espanha o levaria a escrever O Diário de um Mago''e O Alquimista. Os dois livros viraram best-sellers, mataram o hippie e lançaram um dos maiores vendedores de livros do planeta. As obras de Paulo Coelho, divulgadas sobretudo em recomendações boca a boca, explodiram nas listas de mais vendidos, na contramão da acidez dos críticos brasileiros. Paulo tornou-se o centro de uma polêmica: faz livros de ficção ou de auto-ajuda? Pouco importa. As histórias conquistaram uma legião de fãs anônimos e famosos. Na segunda categoria cintilam Madonna, Julia Roberts e Isabelle Adjani. Fato notável em sua vida foi o de ter sido o primeiro escritor não muçulmano que visitou o Irã desde a revolução islâmica de 1979. 

Paulo Coelho nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, em 1947, no seio de uma família de classe média, filho de Pedro, engenheiro, e de Lígia, dona de casa de fortes crenças católicas. Aos sete anos ingressou no colégio jesuíta de Santo Inácio, no Rio de Janeiro, experiência que despertou nele um ódio pela prática religiosa dogmática e obrigatória. Embora não suportasse rezar nem ir à missa, foi nos corredores do colégio que descobriu a sua vocação de escritor. Ganha o seu primeiro prêmio literário num concurso de poesia da escola.

Os pais de Paulo, esperando que ele venha a ser engenheiro, desencorajam a sua dedicação à leitura. Paulo começa a desafiar as normas estabelecidas pela família. O seu pai interpreta o comportamento como um sintoma de doença mental e, quando Paulo tem apenas dezassete anos, interna-o duas vezes num hospital psiquiátrico, onde o submetem a terapia de eletrochoque.

O prontuário da primeira internação descreve em detalhes o comportamento do adolescente: ''Segundo o pai, o paciente vem apresentando modificações psicológicas, principalmente no que se refere à conduta. Tornou-se agressivo, irritável, hostilizando abertamente os genitores. Até politicamente mostra-se contrário aos pais. Na escola, vem decaindo progressivamente e fala em largar os estudos''. Um comportamento que a maioria dos pais resolveria hoje cortando mesadas ou dando castigos. O médico Benjamim Gomes diagnosticou como uma ''anomalia de personalidade que trazia latente a possibilidade de Paulo se tornar um esquizofrênico''.

Trinta anos depois de ter passado por estas experiências, Paulo Coelho revive-as ao escrever Veronika Decide Morrer (clique aqui para ler mais sobre a internação e o livro do escritor).

Os anos hippies, Raul Seixas e a ditadura 

    


 Passado este período difícil, Paulo começa a      
 estudar Direito, mas pouco tempo depois    
 abandona os estudos para dedicar-se ao teatro e 
 ao jornalismo. Sua trajetória como autor inclui 
 trabalhos em jornais, roteiros para curta-
 metragens, direção cênica e composição de 
 canções. 



 Vive-se a década de sessenta, e o mundo inteiro   

 assiste à explosão da revolução hippie. No Brasil,   
 apesar da repressão da ditadura militar, fazem-se    
 sentir as novas tendências. Paulo usa o cabelo  
 comprido e anda sem identificação, numa atitude de desafio à autoridade. Experimenta drogas durante algum tempo, querendo viver a experiência hippie com a maior intensidade possível. A sua paixão pela escrita leva-o a fundar uma revista literária da qual são publicados apenas dois exemplares. 

Nesta altura, conhece Raul Seixas e começa a escrever as letras das suas canções. O segundo disco da dupla alcança um sucesso espantoso, chegando a vender mais de 500 000 cópias; é a primeira vez que Paulo ganha muito dinheiro com o trabalho artístico. Até 1976 cria mais de sessenta músicas com Raul - juntos revolucionam o panorama do rock brasileiro.

Em 1973, a dupla ingressa na Sociedade Alternativa, uma organização que se opõe à ideologia capitalista, defende a liberdade a todos os níveis e está associada à prática da magia negra. Paulo Coelho falará mais tarde destas experiências em As Valquírias. Neste período, o regime ditatorial considera-a uma ameaça e os dois são presos. Raul é libertado pouco tempo depois, mas Paulo fica encarcerado durante mais tempo por ser considerado o ''cabeça'' do grupo. Ele é torturado durante dias. O que o salvou de ser assassinado, diz, foi o fato de ter alegado estar louco, usando, para o confirmar, o seu internamento em hospitais psiquiátricos. Esta experiência marca-o profundamente. Decide, então, aos vinte e seis anos, ser ''normal''. Consegue um emprego na editora discográfica Polygram, onde conhece a primeira mulher com a qual se casaria.

O escritor e o seu espiritualismo 

Em 1977 muda-se com a sua mulher para Londres, onde começa a dedicar-se à escrita, sem muito sucesso. No ano seguinte regressa ao Brasil, onde trabalha como executivo para outra editora discográfica, a CBS. Após três meses, deixa o emprego e separa-se da mulher. 

Em 1979 reencontra a artista Christina Oiticica, uma velha amiga, com quem virá mais tarde a casar e com quem permanece até hoje. O casal viaja pela Europa. Visitam o campo de concentração de Dachau, na Alemanha, onde Paulo tem uma visão em que lhe aparece a figura de um homem. Dois meses mais tarde encontra esse homem num café em Amsterdã. O homem, cuja identidade Paulo nunca quis revelar, partilha com ele experiências e vivências e sugere-lhe um reencontro com o Catolicismo. 

Paulo começa a estudar a linguagem simbólica do Cristianismo. O homem desafia-o também a fazer a peregrinação a Santiago de Compostela. Em 1987, um ano depois de fazer o Caminho de Santiago, Paulo Coelho escreve o seu segundo livro, O Diário de um Mago. O primeiro, Arquivos do inferno, editado por ele mesmo, foi lançado em 1982. Sem repercussão, Paulo mandaria recolhê-lo.
O Diário de Um Mago narra a sua experiência espiritual da peregrinação e revela a presença da magia e do extraordinário na vida das pessoas comuns. É publicado por uma pequena editora brasileira e, embora não tenha muita repercussão junto da crítica, alcança algum sucesso de vendas. 

O fenômeno alquimista 



Seu estilo simples imbuído de uma inspiração mística e ânimo espiritual, resultado de uma série de experiências em sociedades secretas e religiões orientais da sua fase hippie, conquistou multidões e o tornou um dos maiores best-sellers do mundo. 

Em 1988 escreve O Alquimista, resultado da sua dedicação de mais de uma década ao estudo da Alquimia. Conta a história de Santiago, um pastor andaluz que deixa tudo para seguir uma visão. A sua primeira edição vende apenas 900 exemplares e a editora decide não reeditar o livro. Paulo procura, então, uma editora maior, a Rocco, que se interessa pela sua obra e publica, em 1990, o seu romance seguinte: Brida, uma história sobre a conquista dos dons que todos possuímos, centrada na personagem de uma jovem que se inicia no mundo da magia. Com a publicação deste livro, que finalmente atrai a atenção da imprensa, O Alquimista e O Diário de um Mago chegam ao topo das listas de best-sellers. O Alquimista é o livro mais vendido da história do Brasil, entrando para o livro dos recordes do Guiness. 

O êxito de O Alquimista nos Estados Unidos, onde foi lançado em 1993 com uma tiragem inicial de 50 000, a maior já feita de um livro brasileiro no país, marca o início da carreira internacional de Paulo Coelho. O livro é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países, e já vendeu mais de 11 milhões de exemplares. Foi fonte de inspiração de vários projetos - como um musical no Japão, peças de teatro na França, Bélgica, USA, Turquia, Itália, Suíça, foi tema de duas sinfonias (Itália e USA), e teve seu texto ilustrado pelo famoso desenhista Moebius (autor, entre outros, dos cenários de O Quinto Elemento e Alien). Uma comunidade norueguesa, Arendal, deu o livro O Alquimista a todos os funcionários públicos, como maneira de estimular um novo tipo de pensamento. Vários cursos de MBA, como The Graduate School of Business of the University of Chicago, recomenda o livro no seu currículo de leitura. Também foi adotado em escolas de mais de 30 países, como França, Itália, Portugal, Brasil, Taiwan, Estados Unidos, Espanha, Argentina, México, Polônia, Suíça, Gréssia, Rússia, entre outros. Agora, irá virar filme pela Warner Brothers, com direção de Laurence Fishburne, o Morfeu de Matrix. 

Os outros sucessos 

Em 1994, Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei, uma história de amor em que Paulo Coelho explora o seu lado feminino, é publicado no Brasil. A história sobre a força espiritual do amor e da redenção consolida a carreira internacional do autor. Os livros de Paulo Coelho começam a ultrapassar o domínio literário para se transformarem num fenômeno de influência na Europa que se expande posteriormente por todo o mundo. 

Em 1996, Paulo recebe dois prestigiados prêmios na Itália: o Super Grinzane Cavour e o Flaiano Internacional. No mesmo ano, a Editoria Objetiva adquire os direitos de edição de O Monte Cinco, um romance baseado na vida do profeta Elias que coloca, num contexto bíblico, as questões existenciais sobre a dificuldade de enfrentar a vida e aceitar desafios que atormentam o homem moderno. Paulo Coelho recebe por esta obra um milhão de dólares como adiantamento sobre os direitos autorais - nunca nenhum escritor brasileiro recebeu uma quantia semelhante. 

Ainda em 1996, funda o Instituto Paulo Coelho, destinado a prestar auxílio aos mais carentes, especialmente crianças e idosos. 

Em 1997 é publicado o Manual do Guerreiro da Luz, uma coleção de pensamentos destinados a ajudar a descobrir o guerreiro da luz existente em cada um. Veronika Decide Morrer, um romance com um estilo mais narrativo que os anteriores, é publicado no Brasil em 1998. Conta a história de uma jovem moderna comum, com uma vida aparentemente feliz e equilibrada, que toma a decisão paradoxal e impossível de morrer - e descobre, no caminho da morte, o esplendor da vida.



Em 1998, Paulo realiza uma turnê literária pelo mundo com grande sucesso. Visita a Ásia e o Leste Europeu, numa viagem que começa em Istambul, no Expresso do Oriente, passa por Sofia e termina em Riga. Nesse mesmo ano, a revista francesa Lire anuncia que Paulo Coelho foi o segundo autor mais vendido em todo o mundo em 1998.

Em Maio de 2000, viaja ao Irã e torna-se o primeiro escritor não muçulmano a visitar oficialmente o país desde a revolução islâmica de 1979 (clique aqui e leia relato das suas impressões sobre a viagem). É convidado pelo programa Centro Internacional para o Diálogo entre Civilizações. Antes da sua visita, calcula-se que tenham sido vendidos milhões de exemplares dos seus livros, em edições clandestinas (o Irã nunca assinou o acordo internacional de copyright).

Em Setembro de 2000 é publicado O Demônio e a Senhorita Prym, uma narrativa dramática sobre a felicidade e o livre arbítrio. Ao longo das suas páginas o leitor assiste à luta entre o sofrimento e a esperança, um combate de sete dias entre os anjos e os demônios da natureza humana.

O escritor continua suas viagens pelo mundo, passando por China, Colômbia, México, Londres, entre outras cidades.
Em 2001, publica Histórias para pais, filhos e netos, uma coletânea de 231 textos com histórias que vão de releituras de lendas e fábulas tradicionais de diversas culturas a relatos da experiência pessoal do autor, passando por episódios da vida de nomes célebres, que Paulo Coelho converteu em reflexões. 

Academia Brasileira de Letras 


A 25 de Julho de 2002, Paulo Coelho é eleito para ocupar a cadeira número 21 da prestigiada Academia Brasileira de Letras (ABL), sob aplausos de uns e críticas de outros (clique aqui para ler mais sobre a sua eleição na Academia). No discurso durante a cerimônia de posse, o autor citou a frase do seu antecessor na Academia, o economista Roberto Campos: ''A violência da flecha dignifica o alvo''. E explicou: ''Muitas vezes, em momentos em que me sentia julgado com severidade excessiva pela crítica, lembrava-me desta frase. E lembrava-me do sonho do qual não estava disposto a desistir: entrar, um dia, para a Academia Brasileira de Letras.''
No ano seguinte, lança Onze Minutos (clique aqui para ler mais sobre o livro). De acordo com a revista americana ''Publishing Trends'', o livro fez de Paulo Coelho o autor mais vendido do mundo em 2003, apesar da obra ainda ter sido lançada nos Estados Unidos, Japão e mais dez países (o que ocorreu apenas em 2004). Também na lista de ''Publishing Trends'', O Alquimista se encontra em sexto lugar de vendas mundiais em 2003. Onze Minutos atingiu o primeiro lugar em todos os países onde foi lançado, exceto Inglaterra, onde ficou em segundo.
No ano passado, o escritor reuniu-se com Mauricio de Souza para contar 24 histórias através dos personagens do cartunista. A parceria deu origem a O Gênio e as Rosas (clique aqui para ler mais sobre o livro).

O escritor já vendeu aproximadamente 150 milhões de exemplares de seus livros, traduzidos para 59 idiomas em mais de 160 países(Dados Atualizados-08/2012).

Títulos 
» Membro do Board do Instituto Shimon Peres Para a Paz o
» Conselheiro Especial da UNESCO para ''Diálogos Interculturais e convergências espirituais''
» Membro da diretoria da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship o
» Membro da Academia Brasileira de Letras Principais

Prêmios e condecorações
  •  ''Grand Prix Litteraire Elle'' (França/95) 
  •  ''Knight of Arts and Letters'' (França/96) 
  •  ''Flaiano International Award'' (Itália/96) 
  •  ''Super Grinzane Cavour Book Award'' (Itália/96) 
  •  ''Golden Book'' (Yugoslávia?/95, 96, 97, 98) 
  •  Finalist for the ''International IMPAC Literary Award'' (Irlanda/97) 
  •  ''Comendador de Ordem do Rio Branco'' (Brasil/1998) 
  •  ''Crystal Award'' no Fórum Econômico Mundial (Davos/99) 
  •  ''Golden Medal of Galicia'' (Espanha/99) 
  •  ''Chevalier de L'Ordre National de la Legion d'Honneur'' (França/2000) 
  •  ''Crystal Mirror Award'' (Polônia/2000) 
  •  Premio Fregene de Literatura (Itália/2001) 
  •  Premio Bambi de Personalidade Cultural do Ano (Alemanha/2001) 
  •  Oficial de Artes e Letras (França/2003)



As obras do autor


O Zahir (2005)
Segundo a tradição islâmica, o Zahir é algo ou alguém que acaba por dominar completamente o pensamento, sem que se possa esquecê-lo em momento algum. Para o narrador do novo romance de Paulo Coelho, o Zahir é sua esposa, Esther, com quem é casado há mais de dez anos. Tudo parecia ir bem entre eles, até o dia em que ela desaparece sem deixar vestígios. A polícia cogita hipóteses de seqüestro, assassinato e envolvimento com terroristas - ela foi correspondente de guerra no Oriente Médio - sem chegar a uma conclusão. Mas ele, o marido, sabe a resposta: ela simplesmente o abandonara sem se despedir, sem dizer para onde ia nem por que fazia isso. Esther saiu de sua vida e terminou ocupando sua mente pois, diante de tantas perguntas sem respostas, para ele se tornou impossível parar de pensar nela. Por que ela desistiu? Onde ela está agora? As interrogações não o deixam em paz e acabam por guiá-lo em uma viagem em busca da esposa desaparecida e de si mesmo.

O Gênio e as Rosas (2004)
O escritor Paulo Coelho interpreta contos e lendas, e os transforma em textos adultos, carregados de significado, para serem lidos de pai para filho. Já Mauricio de Sousa empresta a simpatia e o carisma da Turma da Mônica para ilustrar as histórias. O título do livro refere-se a uma das 24 histórias especialmente selecionadas que o compõem. Em ''O Gênio e As Rosas'', os personagens da Turma da Mônica vivem momentos e épocas diferentes, como se interpretassem diversos papéis num espetáculo de vários atos. A idéia de trabalharem juntos surgiu num encontro no apartamento de Paulo Coelho em Copacabana, no Rio de Janeiro. Encantado com as histórias do escritor, Mauricio de Sousa animou-se com a perspectiva de novas aventuras para a Turma da Mônica. Estava selada a parceria inédita.

Onze Minutos (2003)
''Embora meu objetivo seja compreender o amor, e embora sofra por causa das pessoas a quem entreguei meu coração, vejo que aqueles que me tocaram a alma não conseguiram despertar meu corpo, e aqueles que tocaram meu corpo não conseguiram atingir minha alma''. Com estas palavras, escritas aos 17 anos em seu diário, Maria, personagem principal de ''Onze Minutos'', novo livro de Paulo Coelho, dá uma pista sobre a busca que realizará ao longo da comovente obra. Através da vida de uma prostituta brasileira que vive na Suíça, Paulo Coelho fala sobre o lado sagrado do sexo. Para a jovem Maria, decepcionada com os padrões afetivos e sexuais que conhece, torna-se utópica a idéia de que duas pessoas possam ter tanto o corpo quanto a alma unidos em perfeita harmonia num relacionamento.

Histórias para pais, filhos e netos (2001)
Reunindo 231 textos, este novo livro de Paulo Coelho contém histórias alegres, divertidas, dramáticas. A maioria delas reconta lendas e fábulas tradicionais de diversas culturas - como a árabe, a indiana, a persa, a chinesa, a judaica e a brasileira. Há também relatos da experiência pessoal de Coelho e episódios da vida de nomes célebres - como Beethoven, Gandhi, El Greco e Matisse - que o autor converteu em motivos para reflexões. O livro de 304 páginas, em belíssima capa dura, traz mais de quarenta ilustrações coloridas de Christina Oiticica. Os personagens históricos e os temas principais estão explicados de forma breve e precisa no glossário de suas páginas finais.

O Demônio e a Srta. Prym (2000)
Uma cidade dividida pela cobiça, a covardia e o medo. Um homem perseguido pelo fantasma de um passado doloroso. Uma jovem em busca da felicidade. São apenas sete dias, decisivos para que anjos e demônios lutem por aliados. Nesta longa e única semana, cada personagem fará seu pacto - Bem ou Mal?

Palavras essenciais (1999)
Este livro ilustrado recolhe frases de Paulo Coelho. Recopiladas em capítulos, respondem aos grandes temas da obra do autor: os sonhos, o destino, o amor, a vida vivida como uma grande aventura, ser um guerreiro de luz. E estão acompanhadas de aquarelas especialmente criadas para o livro.



Veronika decide morrer (1998)
''Veronika vive os mesmo sonhos e desejos de qualquer jovem em qualquer lugar do mundo. Tem um emprego razoável, mora num pequeno quarto que lhe dá o prazer da privacidade. Freqüenta bares movimentados. Encontra rapazes atraentes e sai com alguns deles. Mas, ainda assim, Veronika não é feliz. Alguma coisa falta em sua vida. E é por isso que, na manhã de 11 de novembro de 1997, Veronika decide morrer. Após tomar uma overdose, lhe é dito que restam apenas alguns dias de vida.''

Manual do Guerreiro da Luz (1997)
Este livro reúne uma série de textos para nos fazer lembrar que em cada um de nós vive um ''guerreiro da luz''. Alguém capaz de ouvir o silêncio do coração, aceitar derrotas sem se deixar abater por elas, alimentar a esperança no meio do desânimo e do cansaço. O material constante do presente volume já foi publicado em ''Maktub'', em uma coluna que fez parte do jornal Folha de São Paulo e em diversos jornais brasileiros e estrangeiros, entre os anos de 1993 e 1996.

Cartas de Amor do Profeta (1997)
Nossa percepção de vida está influenciada na tradição e nos padrões considerados corretos. O grande desafio é descobrir nosso verdadeiro ''eu''. A palavra de Kahlil Gibran tem ajudado os que procuram pelas respostas e vivem a aventura da descoberta pessoal. Mas a generosidade de alma de Kahlil Gibran é revelada nas suas cartas a Mary Haskell, o grande amor de sua vida. Com o objetivo de mostrar o homem por trás do Profeta, Paulo Coelho compilou parte dessa correspondência pessoal. Nela, Gibran revela um mundo interior, de dor e alegrias, que serviu como fonte de inspiração para o seu trabalho.

O Monte Cinco (1996)
No passado, existia apenas o Monte Cinco. Homens e deuses viviam juntos, passeavam pelos jardins do paraíso, conversavam e riam entre si. Mas os seres humanos haviam pecado, e os deuses os expulsaram de lá; como não tinham para onde enviá-los, terminaram criando a Terra em volta da montanha, para que pudessem jogá-los ali, mantê-los sob vigilância, e fazer com que sempre se lembrassem de que estavam num plano muito inferior aos moradores do Monte Cinco. Cuidaram, porém, de deixar aberta uma porta de retorno; se a humanidade seguisse bem o seu caminho, terminaria voltando para o alto da montanha. Para não deixar que esta idéia fosse esquecida, encarregaram os sacerdotes e os governantes de mantê-la viva na imaginação do mundo.

Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei (1994)
Numa história de amor estão os mistérios da vida. Pilar e seu companheiro conheceram-se na infância, afastaram-se na adolescência, e - onze anos depois - tornam a se encontrar. Ela, uma mulher que a vida ensinou a demonstrar seus sentimentos. Ele, um homem capaz de fazer milagres, que busca na religião uma solução para os seus conflitos. Os dois estão unidos pela vontade de mudar, de seguir os próprios sonhos, de encontrar uma caminho diferente. Para isto, é preciso vencer muitos obstáculos interiores: o medo da entrega, a culpa, os preconceitos. Pilar e seu companheiro resolvem viajar até uma pequena aldeia nas montanhas - e trilhar o difícil caminho de reenconttro com a própria verdade.

Maktub (1994)
''Maktub'', que quer dizer ''está escrito'', não é um livro de conselhos - mas uma troca de experiências, com a finalidade de ajudar o modo de vida do leitor. Grande parte é composta de ensinamentos do mestre de Paulo Coelho, no decorrer de onze longos anos de convivência. Outros textos são relatos de amigos do autor, ou pessoas com quem cruzou uma vez - mas lhe deixaram uma mensagem inesquecível.

As Valkírias (1992)
Em 1988, Paulo Coelho e sua mulher, a artista plástica Christina Oiticica, passaram quarenta dias no deserto do Mojave, em busca de uma das mais importantes experiências místicas: a conversa com o Anjo da Guarda. O livro mostra as armadilhas do deserto, o processo mágico da Canalização (sentar-se em um lugar calmo, relaxar e começar a prestar atenção em pensamentos que começam a surgir do fundo da mente), os conflitos do casamento, a simplicidade da busca e o surpreendente encontro com mulheres que já tinham visto seus anjos.


O Dom Supremo (1991)
Baseado no livro A Melhor Coisa do Mundo, no qual o pastor Henry Drummond fala sobre um trecho da carta de São Paulo aos Conríntios.


Brida (1990)
Perseguidos por uns, amaldiçoados por outros, os segredos das feiticeiras sobreviveram ao ódio, às fogueiras, ao racionalismo e ao esquecimento, atravessando os séculos graças às mulheres que mantinham, de geração em geração, os mistérios da tradição da Lua. Paulo Coelho conheceu Brida durante uma peregrinação pelo caminho de Roma, nos Pirineus, onde ela é uma das mais jovens e respeitadas Mestras da Tradição. ''Brida'' é um livro sobre os primeiros passos da então menina de 21 anos que, um belo dia, decidiu que seu destino estava profundamente ligado aos mistérios da magia. Fala dos segredos das feiticeiras e os processos da Tradição da Lua para despertar os Dons que todos nós, desde que nascemos, carregamos dentro da alma.

O Alquimista (1988)
Certa noite, um jovem pastor tem um sonho repetido: fala de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito. O rapaz resolve seguir seu sonho, e defronta-se com os grandes mistérios que acompanham o Homem desde o começo dos tempos: os sinais de Deus, a Lenda Pessoal que cada um de nós precisa viver, a misteriosa Alma do Mundo, onde qualquer pessoa pode penetrar se ouvir o próprio coração.Considerada uma das artes mais antigas e mais secretas da Humanidade, a Alquimia é abordada pela primeira vez numa linguagem direta e simples.

O Diário de um Mago (1987)
Através da magia, a obra defende que cada um é absolutamente capaz de fazer seu caminho e atingir seu sonho. Durante três meses, Paulo Coelho cruzou a pé os quase setecentos quilômetros que separam o sul da França da cidade de Santiago de Compostela, na Galícia. Neste livro, ele nos conta a sua busca dos mistérios sagrados da magia, seu surpreendente encontro com um guia italiano, as experiências místicas conhecidas comoAs Práticas de RAM e a peregrinação através de um dos três caminhos sagrados da antigüidade: O Estranho Caminho de Santiago.

Outros livros do autor
  • Manual Prático do Vampirismo (1985): Uma parceria com outros autores, Paulo Coelho recolheu e proibiu após ter feito o Caminho de Santiago de Compostela no ano seguinte, 1986. 
  •  Arquivos do inferno (1982) 
  •  O Manifesto de Krig-há (1974) 
  •  O Teatro na Educação (1974)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Não faça spam
* Seja cordial com os outros usuários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...